PET

O Programa PET

O PET (Programa de Educação Tutorial) é um Programa Acadêmico direcionado a alunos da Graduação, regularmente matriculados, com tutoria de um docente, organizados a partir de Grupos vinculados a cursos de graduação ou temáticos, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Criado e implantado em 1979, na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PET foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). Atualmente, está sob a responsabilidade da Coordenação-Geral de Relações Estudantis (CGRE) da Diretoria de Políticas e Programas de Graduação da Educação Superior (DIPES).

  OBJETIVOS DO PROGRAMA PET

§ Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

§ Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

§ Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

§ Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

§ Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

O PET objetiva envolver os estudantes que dele participam em um processo de formação integral, proporcionando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudo.